iBRAWMEN
 
 Imagem
Em pleno século XXI onde pensamos que a nossa sociedade e o ser Humano  que transcende a Evolução, devido a possibilidade, no que tange a facilidade de  informação televisiva, acesso a internet e outros meios, ficamos perplexo quando insurgem em nosso meio  social , Escolas , Trabalho e determinados lugares onde passamos a maior  parte do tempo um ato   de extrema covardia , no caso em questão o BULLYNG , mas para adentrar ao assunto  vou explicar a origem  terminológica da palavra Bullyng  que vem  de um termo  muito  utilizado  na  Inglaterra chamado ( bully) que significa Valente ou valentão.  Implementado no Brasil e conhecido popularmente em todos os países

o Bullyng são praticas covardes que visam mistificar, humilhar, inferiorizar uma pessoa que seja vista por um grupo ou por alguém em particular como diferente dos padrões exigidos pela dita sociedade onde essas atitudes têm como principal objetivo machucar colocar o individuo como um ser diferente de todos  , sendo a sua principal consequência é dar o total desprezo e isolamento a vitima, que sofre constantemente com esses determinados tipos de praticas perniciosa. Geralmente os Gordinhos, Magrinhos, Homossexuais, Transexuais  são as principais vitimas deste tipo de assedio moral, pois são consideradas minorias e vistos como diferentes para uma sociedade totalmente preconceituosa e individualista.
 Imagem
 Imagem
As principais consequências do bullyng é o isolamento, depressão, muitos vêm a sofrer distúrbios alimentares exercendo a pratica de provocar o vomito e como consequência, contraindo uma bulimia e anorexia, pois não suporta a pressão emocional e psicologia de serem chamados de gordos, bola de cebo, baleia, Olivia palito, bichinhas e outros mais apelidos pejorativos. No Brasil existem casos que levaram pessoas, adolescentes a cometerem o próprio suicídio, pois a autoestima acaba ficando tão baixa devido às humilhações que o ofendido vem a passar onde posteriormente se sente um verdadeiro lixo sem perspectiva de vida, muitos adultos cressem e levam consigo essas praticas ofensivas de violência emocional para o resto de suas vidas, pois palavras ditas voam ao vento mas  marcam a alma.

 Imagem
O bullyng é um problema devido à falta de orientação educacional que afeta o mundo como um todo, desde os Países mais ricos aos países, subdesenvolvidos, esse tipo de pratica só se tornará reduzida quando as pessoas repudiarem os agressores dessa pratica delituosa que destrói inteiramente a vida futura de uma pessoa a depender do dano de foro intimo que foi auferido, o único modo de exterminar é denunciar fazer com que o agressor que efetuou esse ato, responda judicialmente pelo que fez, visto que os atos de bullying ferem princípios constitucionais no que tange a respeito da dignidade da pessoa humana, e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.
 Imagem
O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho no caso quando o estabelecimento for omisso e não tomar as devidas providencias contra o agressor.  Insurge uma grande questão. Se quem efetuar a pratica for menor de idade como é o que acontece muito nas instituições de Ensino por todo o mundo quem será responsabilizado? Serão responsabilizados os pais da Criança ou do Adolescente onde responderá um processo cível tendo de reparar os danos morais e psicológicos e a depender do caso criminalmente, pois quando insurge praticas de bullyng afere-se o código penal visto que na pratica geralmente existem elementos colacionados de Injuria, Difamação e Constrangimento ilegal e o menor agressor será enquadrado pelo ECA , ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE , onde sofrerá medidas sócio educativas que tenha como punição para que o mesmo venha a se redimir e não elaborar mais essa pratica . O que se tem a fazer é denunciar caso você venha a sofrer determinado tipo de praticas ofensivas, pois o bullyng e muito fácil de se comprovar a materialidade do deleito  visto que o autor da pratica faz questão de realiza-la , em frente de outras pessoas com o intuito de  mostrar o seu poder de constranger e mostrar-se o quanto é covarde e cruel com o outro , não sabendo que esta elencando possíveis  provas que futuramente será utilizada contra a si mesmo. 
AUTOR:Thiago Brandão Palmeira
Delegado em Direitos Humanos                                                             
 - Membro da  Comissão de Acompanhamento  e fiscalização do Sistema Prisional.
IMAGENS E EDIÇÃO: jhefferson brawmen
 


Comments

Yvan Barnei Aguiar
25/04/2013 08:15

Um dos significados intrínsecos de dizer “Não sou Exposição”, é que, além de você não “servir” para ficar olhando, você também não nasceu para agradar os outros. Portanto, os outros não têm o direito de cobrar que você se enquadre nas expectativas deles.
Um problema sério, mas que poucos de nós paramos para pensar no quão sério ele é, é o bullying. Em bom português: desprezo, preconceito, escárnio, maltrato, discriminação. Não existe justificativa para um comportamento tão desumano. Não gostamos do que não conhecemos, ou do que não queremos conhecer. Não gostamos do que não entendemos, ou do que não queremos entender. Não somos obrigados a gostar de todo mundo, mas SIM, nós podemos respeitar.

O ponto importante para a recuperação de quem é vítima de discriminação é entender que: ELES ESTÃO ERRADOS.

ELES ESTÃO ERRADOS, porque ainda estamos aqui, e portanto, também merecemos espaço. Não deixe de acreditar no seu valor por causa do que os outros falam. Eles nunca habitaram o seu interior. Não conhecem a sua alma que deseja, pensa, cria, sonha e transborda. Não conhecem suas melhores qualidades e nem sua capacidade de superação.

Quando não há ninguém do nosso lado, é importante aprendermos a sermos amigos de nós mesmos. Porque muito, muito raramente a maioria está certa. A maioria não questiona. A maioria simplesmente FLUI.

Só que… quem precisa que o outro diminua para se sentir no topo, na verdade, não faz progresso nenhum. A opinião dos outros não pode ser parâmetro. Valorize-se! Descubra o que você tem de melhor, porque o mundo não precisa de mais raiva, desprezo, má vontade e dor. .
JA PASSEI POR ISSO, E HOJE DIGO QUE NÃO ME AFETOU EM NADA, ABSOLUTAMENTE NADA EM MINHA VIDA !

Reply



Leave a Reply

    CATEGORIAS

    Todos
    Vida Social

    ARQUIVOS Do iB

    Abril 2013

    EDITOR GERAL dO IBW

    JHEFFERSON BRAWMEN®

    Animated Cool Shiny Blue Pointer

UA-40290840-1 iBRAWMEN